Terapia Ocupacional Pediátrica
Brincar e aprender são as principais ocupações de uma criança.
O papel do terapeuta ocupacional, em parceria com os pais, é intervir sobre as competências motoras, cognitivas, sensoriais e sociais que limitam o sucesso da criança no desempenho destas ocupações.
O objetivo principal é maximizar o potencial de cada criança para que esta possa ser independente nas suas tarefas diárias em casa, na escola ou na comunidade, e possa participar com o seu potencial máximo nos vários contextos onde está inserida (casa, escola).
O terapeuta ocupacional recorre, assim, a técnicas terapêuticas integradas em atividades. São feitos jogos/atividades terapêuticas e treino do desempenho das várias tarefas da vida diária.
O terapeuta ocupacional ajuda ainda os pais e educadores na seleção de materiais e na adaptação do ambiente de forma a facilitar a aquisição de novas competências.
Sinais de Alerta
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Dificuldade no brincar
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A criança não tem novas ideias para brincar
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A criança não sabe como brincar com os brinquedos e com os outros
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A criança parece não gostar de brincar
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Dificuldades no controlo motor e na motricidade global
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A criança parece desajeitada ou descoordenada nos seus movimentos
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A criança tem dificuldade em correr e saltar
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A criança tem dificuldade em atirar uma bola
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A criança cai frequentemente e tem tendência a tropeçar e a bater nas coisas
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A criança vira todo o corpo para conseguir alcançar um objeto
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Dificuldades de aprendizagem
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Dificuldades na coordenação olho/mão
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Dificuldade em acalmar-se ou autocontrolar-se
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Dificuldade em manter a atenção e manter-se sentado
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A criança está sempre desatenta, não se mantém sentada, procura todo o tipo de objetos
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Dificuldade em aceitar a mudança na rotina ou no ambiente
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Dificuldade na motricidade fina
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A criança demonstra uma preensão imatura (ato de agarrar algo)
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A criança tem dificuldade em pegar no lápis e/ou faz muita ou pouca pressão do lápis no papel
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A criança tem dificuldade em desenhar, escrever e/ou pintar
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A criança tem dificuldade em cortar por cima das linhas e/ou colar imagens no local correto
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Dificuldades de receção e resposta aos estímulos sensoriais (integração sensorial)
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A criança parece extremamente sensível ao som. Os barulhos de pessoas e objetos distraem-no de tal forma que não consegue terminar as tarefas
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A criança rejeita/evita algumas texturas
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A criança tem dificuldades percetivas visuais, tácteis e auditivas
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Dificuldades em compreender ordens/baixa tolerância à frustração
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Dificuldades de discriminação espaciais
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A criança confunde esquerda/direita ou as noções cima/baixo
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Dificuldades na sua autonomia (vestir-se, comer, higiene)
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A criança tem dificuldade em vestir-se, lavar as mãos, utilizar o garfo e a faca simultaneamente
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A criança não consegue abotoar botões das camisolas, abrir camisolas com fechos e/ou atar os sapatos
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Medo de equipamentos de parques infantis