Terapia Ocupacional Pediátrica

O brincar é a principal ocupação de uma criança.
Uma criança com Disfunção na Integração Sensorial enfrenta desafios significativos no desempenho das atividades do dia a dia, como vestir-se, usar talheres, brincar no parque ou manter-se sentada enquanto come – tarefas que, para a maioria das crianças, são naturais e intuitivas.
A infância é o período em que a exploração do ambiente, das capacidades do próprio corpo, das interações com os pares e das aprendizagens deve ocorrer de forma plena.
Quando há dificuldades no desenvolvimento infantil, o Terapeuta Ocupacional desempenha um papel essencial ao promover e facilitar a participação da criança nas suas atividades diárias.
O papel do Terapeuta Ocupacional, em parceria com os pais, é intervir nas competências motoras, cognitivas, sensoriais e sociais que limitam o sucesso da criança no desempenho dessas ocupações.
O principal objetivo é maximizar o potencial de cada criança para que se torne autónoma nas suas tarefas diárias, seja em casa, na escola ou na comunidade, e possa participar plenamente nos vários contextos em que está inserida.
O Terapeuta Ocupacional recorre, assim, a técnicas terapêuticas integradas em atividades, como jogos e exercícios específicos, bem como ao treino das várias tarefas da vida diária.
Além disso, o Terapeuta Ocupacional apoia os pais e educadores na seleção de materiais e na adaptação do ambiente, de forma a facilitar a aquisição de novas competências.
Sinais de Alerta
-
Dificuldade no brincar
-
A criança não tem novas ideias para brincar
-
A criança não sabe como brincar com os brinquedos e com os outros
-
A criança parece não gostar de brincar
-
-
Dificuldades no controlo motor e na motricidade global
-
A criança parece desajeitada ou descoordenada nos seus movimentos
-
A criança tem dificuldade em correr e saltar
-
A criança tem dificuldade em atirar uma bola
-
A criança cai frequentemente e tem tendência a tropeçar e a bater nas coisas
-
A criança vira todo o corpo para conseguir alcançar um objeto
-
-
Dificuldades de aprendizagem
-
Dificuldades na coordenação olho/mão
-
Dificuldade em acalmar-se ou autocontrolar-se
-
Dificuldade em manter a atenção e manter-se sentado
-
A criança está sempre desatenta, não se mantém sentada, procura todo o tipo de objetos
-
-
Dificuldade em aceitar a mudança na rotina ou no ambiente
-
Dificuldade na motricidade fina
-
A criança demonstra uma preensão imatura (ato de agarrar algo)
-
A criança tem dificuldade em pegar no lápis e/ou faz muita ou pouca pressão do lápis no papel
-
A criança tem dificuldade em desenhar, escrever e/ou pintar
-
A criança tem dificuldade em cortar por cima das linhas e/ou colar imagens no local correto
-
-
Dificuldades de receção e resposta aos estímulos sensoriais (integração sensorial)
-
A criança parece extremamente sensível ao som. Os barulhos de pessoas e objetos distraem-no de tal forma que não consegue terminar as tarefas
-
A criança rejeita/evita algumas texturas
-
A criança tem dificuldades percetivas visuais, tácteis e auditivas
-
-
Dificuldades em compreender ordens/baixa tolerância à frustração
-
Dificuldades de discriminação espaciais
-
A criança confunde esquerda/direita ou as noções cima/baixo
-
-
Dificuldades na sua autonomia (vestir-se, comer, higiene)
-
A criança tem dificuldade em vestir-se, lavar as mãos, utilizar o garfo e a faca simultaneamente
-
A criança não consegue abotoar botões das camisolas, abrir camisolas com fechos e/ou atar os sapatos
-
-
Medo de equipamentos de parques infantis