APOIO de Doula
O apoio de Doula consiste no apoio prático, emocional e informativo nas fases de pré-conceção, gravidez, parto e pós-parto, proporcionando um apoio perinatal individualizado à grávida e à sua família.
Na pré-conceção e na gravidez o objetivo centra-se no apoio emocional à mulher e/ou ao casal, no esclarecimento de dúvidas e na disponibilização de informação, de forma a que consigam tomar decisões de forma consciente.
No trabalho de parto o apoio visa proporcionar um ambiente seguro e tranquilo, ajudando a criar condições para facilitar o trabalho de parto de acordo com o desejo da mulher.
No pós-parto é dado apoio na adaptação/mudança na vida da família (apoio e suporte a irmãos), na amamentação e nos cuidados com a recém mamã e com o recém-nascido.
Idealmente, este acompanhamento inicia-se até às 20 semanas de gravidez, contribuindo para uma experiência mais positiva durante a gravidez, trabalho de parto, parto e amamentação.
Segundo as evidências científicas a presença da Doula na gravidez e no parto permite:
-
Experiências de parto mais positivas
-
Melhorar os resultados do parto
-
Reduzir a percentagem de cesarianas
-
Reduzir a duração do trabalho de parto
-
Reduzir a dor durante o trabalho de parto
-
Reduzir os pedidos de anestesia epidural
-
Reduzir outras intervenções, como o uso de ocitocina
- Reduzir o número de partos instrumentados (uso de fórceps e ventosa)
-
Facilitar a adaptação a cenários de parto não idealizados
-
Diminuir o medo e a ansiedade
-
Diminuir os custos hospitalares
No pós-parto, a presença da Doula:
-
Melhora a interação entre a mãe e o/a bebé
-
Reduz a incidência de depressão pós-parto
-
Reduz a ansiedade
-
Melhora a autoestima e a resiliência
-
Aumenta o sucesso da amamentação
Ter uma Doula, é ter alguém que está sempre disponível para nós, que nos ouve verdadeiramente e sem julgamento, que nos dá confiança, que nos transmite segurança, que nos abraça no momento certo e que nos dá evidência científica que reforça a nossa intuição.
Como escolher uma Doula?
Pela individualidade e intimidade deste tipo de apoio, é importante que a mulher/família, se identifique com a sua Doula, com os seus propósitos e forma de atuação.
Deste modo, no nosso Centro, pode agendar até uma entrevista gratuita com cada Doula para conhecer os diferentes métodos de trabalho e personalidade de cada uma e, assim, fazer uma escolha consciente e de acordo com as suas necessidades.
Adriana de Mello
Olá, muito prazer, sou a Adriana!
Sou mãe de uma pequena de 7 anos, passei pelas transformações que a maternidade traz enfrentando de pertinho todos os problemas, dúvidas e medos, contrastando-os com os meus conhecimentos, certezas e incertezas, experienciando-o na minha individualidade enquanto mulher e profissional!
Estou em Portugal desde novembro 2018 e em Julho de 2019 assisti o meu primeiro parto como Doula em terras lusitanas.
A minha missão é vos acolher, oferecer suporte e orientações individualizadas durante a gravidez, parto, pós-parto.
Eu acredito no conhecimento e cuidado de qualidade, sem mitos e preconceitos, transmitido de mulher para mulher.
Desde 2005, quando iniciei meu percurso de trabalho no Brasil, assisto mulheres e famílias a nascer e crescer!
Trabalhei por 7 anos numa grande maternidade do interior de São Paulo (esta maternidade atendia mais de 1500 partos/mês, inclusive de gravidez de risco), de 2012 a 2018 mantive um espaço/equipa que se chamava Arte de Nascer, uma clínica com atividades e atendimentos voltados para famílias: grupos de pré e pós-parto, yoga, dança, workshops e atendimentos individualizados (amamentação, vigilância da gravidez e assistência ao parto - mais de 200 famílias assistidas no domicílio).
Sara cavaco Soares
Olá! Eu sou a Sara.
Sabem como é entrar num caminho que vos leva a algo inesperado? Essa é a minha história.
Professora de formação, fui transformada pela maternidade.
Ser mãe representou uma volta de 180° na minha vida profissional. Tenho 6 filhos, entre os 17 e os 4 anos, e foi graças a eles que me apaixonei pelo mundo do parto e amamentação.
A minha experiência variada de partos e muitos anos a amamentar foram o gatilho para estudar e ganhar ferramentas para ajudar outras mães/casais neste percurso.
Foi assim que me tornei Doula e Consultora de Amamentação, num total deslumbramento e entrega por estas duas áreas tão bonitas, com o objectivo de proporcionar às mulheres a confiança e apoio necessários, indo ao encontro do que desejam viver.
Acredito que a maternidade e paternidade devem ser desfrutadas e vividas com leveza - esse é um dos meus alvos ao servir as mulheres/casais!