Apoio Educação Especial

Quando a escola se torna um desafio maior do que deveria ser, o professor de Educação Especial funciona como um reabilitador pedagógico, que estrutura caminhos diferenciados para desenvolver as competências e aprendizagens que estão comprometidas no desenvolvimento da criança.
Quando procurar acompanhamento de Educação Especial?
Se notar que o seu filho apresenta alguns destes sinais, deve procurar um acompanhamento pedagógico especializado:
- Diagnóstico de alguma Perturbação Específica de Aprendizagem (Dislexia, Disortografia, PHDA, Rigidez Cognitiva, dificuldades na Memória de Trabalho, entre outras).
- Dificuldades de Aprendizagem: necessidade de encontrar estratégias diversificadas e adaptadas para que a criança consiga compreender e assimilar conhecimentos.
- Esforço sem resultados: por muito que estude e pratique, a criança não consegue obter resultados positivos.
- Bloqueios na leitura e escrita: dificuldade acentuada em ler, memorizar letras e associá-las ao som, trocar as letras, apresentar uma escrita desorganizada e com muitas incorreções ortográficas
- Memória de trabalho comprometida: dificuldade em manter a instrução na memória enquanto realiza uma tarefa, o que impede a conclusão dos trabalhos com autonomia e compreensão do que seria suposto assimilar.
- Desmotivação: choro, recusa, resistência ou grande ansiedade na hora de fazer os trabalhos da escola, devido às dificuldades sentidas.
- Frustração: incapacidade de lidar com o insucesso escolar, afetando a autoestima e a relação com a aprendizagem.
Tem dúvidas sobre o percurso escolar do seu filho? Fale connosco.


